top of page
painéis solares

FAQ

IMG_1558.PNG
IMG_1559.PNG
  • Como funciona a Energia Solar por Assinatura?
    A nossa solução de Energia Solar por Assinatura ajuda pessoas a economizar na conta de luz por meio da Geração Distribuída (GD). As normas mudaram, e agora você pode fazer parte do sistema de Geração Compartilhada de Energia. Neste modelo, as usinas solares produzem energia na sua região através de Cooperativas de Energia. A produção é injetada na rede da distribuidora local, chegando até você por meio de créditos de energia solar, sob medida para o seu perfil de consumo. A partir daí, a distribuidora local desconta do seu consumo mensal o equivalente aos créditos de energia do seu plano de energia solar por assinatura.
  • Quando começa a minha economia na conta de luz?
    O consumidor começa a economizar na conta de luz em até 90 dias, pois precisamos cadastrar a unidade consumidora na Geração Distribuída (GD), na distribuidora local e na usina solar.
  • Para quais tipos de imóveis posso contratar?
    Você pode contratar para casas, apartamentos e fazendas. Os imóveis podem ser próprios ou alugados.
  • Preciso investir, fazer alguma obra ou instalar equipamentos?
    Não. Você não precisa gastar nada, só precisa fazer a assinatura do plano e aproveitar. Nenhuma mudança é realizada na sua casa.
  • Posso adicionar quantas unidades consumidoras?
    Você pode adicionar quantas unidades quiser, desde que estejam na sua titularidade. Caso não estejam, é necessário alterar na distribuidora antes ou cadastrar com o nome do outro titular.
  • Possui fidelidade para trocar de endereço ou cancelar?
    Não possui fidelidade. Em caso de troca de endereço, precisamos alterar a unidade consumidora cadastrada, entretanto, você poderá continuar usando os seus créditos de energia solar. Caso você não goste dos nossos serviços, o cancelamento é realizado sem nenhuma cobrança de taxas. Só que o prazo para cancelar é o mesmo prazo para cadastrar. A partir do seu aviso prévio, realizamos o cancelamento na distribuidora local e na usina solar. A única mudança é que você vai deixar de pagar menos na conta de luz.
  • Durante quanto tempo posso usar a sobra dos créditos de energia solar?
    Você tem até 60 meses para utilizar os créditos de energia solar.
  • Vou ter que pagar duas contas separadas?
    Sim. Essa é a mudança, dividimos a tarifa de distribuição da tarifa de energia. Uma conta para cada. A distribuidora local vai cobrar a taxa básica sobre os serviços de distribuição e transmissão, e a Neural vai cobrar a diferença sob a sua assinatura de energia. Só que mesmo com as duas contas, conseguimos reduzir os seus gastos com energia.
  • Quais documentos preciso enviar para cadastrar?
    Para realizar o cadastro você precisa enviar os seguintes documentos: Fatura de energia atualizada; Documento do titular (RG ou CNH).
  • O que é e como funciona o I-REC?
    O Certificado Internacional de Energia Renovável, ou I-REC, é utilizado para garantir que a energia consumida é oriunda de fontes renováveis. O certificado simboliza o propósito de frear as mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Há duas formas de usar energia renovável, algumas empresas investem na sua própria geração, outras preferem contratar energia de usinas. Através do I-REC, as empresas podem comprovar se sua energia gerada ou consumida é de origem renovável. Isso acontece através de certificados atribuídos a uma empresa por cada 1 MWh ou 1.000kWh de eletricidade consumida - seja gerada ou comprada. Você pode registrar os seus I-REC como geradora e comercializar em qualquer lugar do mundo ou adquirir a energia com certificado I-REC. A certificação é o meio mais rápido e confiável de demonstrar o compromisso com uma conduta sustentável.
  • Como funciona o sistema de compensação de emissões?
    O sistema de compensação de emissões é uma ferramenta que ajuda no objetivo de frear as mudanças climáticas, que é um dos maiores desafios para humanidade. Por isso, ao longo dos anos, a responsabilidade socioambiental vem se tornando um propósito para neutralizar as emissões de CO². O I-REC é a forma de demonstrar seu comprometimento com a causa. Atualmente, diversas empresas estão unidas em um objetivo comum: tornar 100% da energia proveniente de fontes renováveis. Desde o ciclo de 2018, o I-REC passou a ser utilizado como reporte das emissões de escopo 2 (emissões indiretas pelo consumo de energia) no Programa Brasileiro GHC Protocol. Isso que significa que as empresas poderão apresentar seus certificados como comprovação em seus inventários. Nesse sentindo, a sua empresa vai comprovar a origem da energia consumida e contribuir com a redução na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).
  • A Neural fornece consultoria para I-REC em quais regiões?
    A consultoria em I-REC está disponível somente nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, mas vamos expandir a nossa atuação para todo o Brasil.
  • Durante quanto tempo posso usar o certificado?
    O Certificado é válido por 15 anos, mas a cada dois anos, a empresa deve renovar sua Certificação, por meio de auditoria documental. Com a comprovação de atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU, o prazo é de aproximadamente 30 dias.
  • Quais as formas de pagamento do I-REC?
    O pagamento do I-REC pode ser realizado via boleto bancário, PIX ou cartão de crédito, além da possibilidade de ser incluído na sua assinatura e-LIVRE, e o pagamento ser realizado com data de vencimento para o dia 01, 10 ou 20 de cada mês, conforme sua escolha.
  • Quando vou começar a ter Certificado de Energia Renovável?
    O certificado I-REC vai estar disponível em 10 dias úteis ou dentro do primeiro mês. Após a documentação aprovada, a empresa vai receber o cadastro na plataforma. Mas fique tranquilo, esse é somente o prazo para o protocolo, depois você vai reduzir emissões todos os meses normalmente.
  • Quais documentos precisarei enviar para Neural?
    Para a sua empresa: 1. Contrato com o Instituto Totum (responsável pela regulamentação e auditoria da empresa, tornando-se um "Registrante"; 2. Contrato específico do I-REC Brasil junto ao Instituto Totum; 3. Conta de energia da distribuidora local; 4. Contrato de compra de energia elétrica ou geração própria; 5. Documentos societários; 6. Foto do documento de identidade dos representantes legais; 7. Dados do representante legal (nome completo, CPF, RG e e-mail); 8. Contrato social atualizado.
bottom of page