Como vamos descarbonizar o consumo de energia e manter tudo funcionando?
A vez das renováveis
A energia renovável é todo modo de geração de energia que não libera gases de efeito estufa (GEE) ou que causa qualquer outro tipo de poluição para o meio ambiente.
A população está enfrentando as mudanças climáticas, que é um dos maiores desafios da humanidade e precisa de urgência na descarbonização, uma vez que as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) são apontadas como a principal causa das mudanças climáticas. Se o mundo quiser cumprir a meta do Acordo de Paris de 2015, e limitar o aquecimento global a um máximo de 1,5ºC, temos que agir rápido.
Estamos vivendo a transição energética para uma economia neutra em carbono, e na próxima década vamos acompanhar um enorme crescimento de energia renovável no mundo todo. Os argumentos para o crescimento são os vários projetos de energia renovável em andamento e os estimados para o futuro, principalmente projetos de geração eólica e solar.
Energia do vento ou energia eólica:
Capturada por meio da força dos ventos, a energia eólica não gera nenhum poluente para a atmosfera durante o seu processo de geração de energia. O funcionamento depende de uma área com alta constância de ventos fortes para girar as pás eólicas. As usinas eólicas podem ser instaladas no continente (Onshore) ou no mar (Offshore). São necessários estudos para verificar se o local a ser implementado é ideal.
Energia do sol ou energia solar:
A energia solar é capturada por meio de painéis solares com células fotovoltaicas, utilizando o sol para gerar energia e não emitir nenhuma poluição na atmosfera.
A energia solar apresenta peculiaridades, pois depende do clima, já que em dias nublados a capacidade de geração diminui, sendo bom o uso de armazenamento de energia. Os painéis solares tem se espalhado em residências e empresas.
Energia da água ou energia hidrelétrica:
As hidrelétricas são fontes de geração de energia renovável que utilizam a força da movimentação da água para girar turbinas que geram eletricidades. Por serem instaladas em represas, é possível controlar o volume de geração de energia conforme a demanda, bem como reservar água para períodos de seca.
Energia de resíduos ou biogás:
O biogás é uma forma de produzir energia renovável com a quebra biológica de material orgânico na ausência de oxigênio. Os sistemas aproveitam os processos bioquímicos para decompor vários tipos de biomassa, aproveitando o biogás liberado como fonte de energia. Pelo fato de poder ser gerado de forma contínua, o biogás pode atuar como mecanismo da intermitência de outras fontes renováveis.
Outras fontes de energia renovável:
Ainda existem outras fontes de geração de energia renovável menos populares que as anteriores. A geotérmica, por exemplo, utiliza a temperatura no interior do planeta Terra, produzindo vapor através da fervura da água de reservatórios subterrâneos para gerar energia. Outra opção de energia renovável é a maremotriz, que utiliza turbinas instaladas no mar. A movimentação da água faz as turbinas girarem para gerar energia, dependendo da força das ondas.
Hidrogênio Verde
Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio verde é um potencial elo de transição para uma matriz energética mais sustentável. A expectativa é que o hidrogênio verde seja utilizado para substituir os combustíveis fósseis e também utilizado em processos industriais.
O hidrogênio é o elemento mais abundante no universo, e uma das formas de produzi-lo é por meio da eletrólise, sendo possível que a emissão de carbono seja zero, pois os eletrodos são ligados a uma fonte de energia renovável com água. Os eletrodos possuem polaridades diferentes, e a energia que passa separa o hidrogênio que está na água. Este processo demanda bastante energia renovável.
Tecnologia para as renováveis
A tecnologia sempre foi base para o setor de energia, que sempre buscou novas capacidades de usar energia de forma mais eficiente, consciente e econômica. Mas recentemente, com a necessidade do mundo evoluir para uma economia neutra em carbono, cada vez mais o setor demanda inovação e novas tecnologias.
Estamos observando um conceito de inovação aberta, com crescente número de parcerias entre companhias e startups. Nos últimos anos, têm sido desenvolvidas soluções para energia renovável, eficiência energética, monitoramento, entre outras.
Fortalecer a rede elétrica
Se o mundo precisa de energia renovável, uma expansão substancial e o fortalecimento da rede elétrica são necessários com urgência para que isso aconteça. Simplesmente adicionar energia renovável à rede elétrica não resolverá a crise climática por si só. Há uma questão fundamental que precisa ser abordada, que diz respeito à rede elétrica.
É fundamental estabilizar a rede elétrica e ampliar o armazenamento de energia, e desta forma se preparar para o novo futuro da energia. O fato é que a infraestrutura atual simplesmente não está preparada para lidar com um aumento substancia de energia renovável.
A natureza flutuante das energias renováveis exige uma combinação de novas tecnologias para equilibrar a oferta e a demanda, com necessidade de mais investimentos e de um plano de ação na velocidade necessária.
O foco no consumidor
Uma evolução nos pilares do setor de energia passa por empoderar os consumidores de energia. E o primeiro passo para isso acontecer é permitir acessibilidade, de maneira a terem liberdade de escolher a sua energia renovável. Essa liberdade de escolha é benéfica tanto para o consumidor - que passa a usar energia renovável conforme sua necessidade - quanto ao setor como um todo. É fundamental expandir o acesso a energia renovável, fica ainda mais evidente a importância da energia no desenvolvimento social
A transição energética requer naturalmente esforço de toda a sociedade para que as metas climáticas possam ser atingidas. Mas acreditamos ser necessário continuar evoluindo e modernizando o setor de energia.
Além de ser sustentável, a rede precisa ser confiável e acessível. Esse é o trilema da energia.
Commenti