top of page
Solar Panels Technician  _edited.jpg

Conteúdos sobre 
energia

Empresas tech de energia e governo apresentam tendências e investimentos durante Energy Show



Tradicional evento realizado em Florianópolis há uma década pela Vertical Energia da ACATE é palco também para poder público apresentar projetos em desenvolvimento, como o corredor elétrico de SC.


Santa Catarina é considerado não apenas um celeiro de empresas de tecnologia, como também tem relevância nacional no desenvolvimento de soluções inovadoras no setor elétrico. Um movimento que começou em meados dos anos 2000 e que consolidou uma das primeiras verticais de negócio da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Hoje, cerca de 50 energy techs participam do grupo que organiza, todos os anos, o Energy Show, que chegou à 11a. edição com abertura nesta segunda (19), em Florianópolis.


O evento, realizado no Centro de Inovação ACATE, reúne os principais atores do setor elétrico brasileiro, companhias públicas e privadas de geração, transmissão e distribuição, representantes do setor público e órgãos reguladores, além das próprias empresas de tecnologia.


“Nosso estado reúne praticamente todo o portfólio de inovação e tecnologia que uma empresa do setor de Energia necessita. São soluções para geração, transmissão, distribuição, eletromobilidade, comercialização, gás de baixo carbono e armazenamento”, destaca o diretor da Vertical Energia, Wiliam Zanatta. A edição de 2023 já é a maior já realizada – o número de inscritos quadruplicou em relação a última edição, em 2022.


Neste ano, o Energy Show teve uma robusta participação de representantes do setor público, como os diretores-presidentes Cleicio Poleto Martins (Eletrosul), Otmar Müller (SC Gás) Tarcísio Estefano Rosa (Celesc), além do secretário de Inovação, Marcelo Fett, e do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.


Entre os anúncios ao trade nacional de energia, o presidente da Celesc, Tarcisio Rosa, citou investimentos como os R$ 6 milhões para a ampliação do corredor elétrico catarinense, um dos maiores do Brasil, com ampliação da rede de eletropostos. Na visão do secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Marcelo Fett, “estamos colocando o setor produtivo no centro da estratégia de desenvolvimento do estado. A conexão com um modelo de inovação e desenvolvimento eficiente vai trazer mais oportunidades para as pessoas e riqueza pra nosso estado”.


Além das Verticais, um dos principais programas estratégicos da ACATE, o programa de inovação aberta LinkLab é outra iniciativa que tem interagido com o setor elétrico, ao promover por meio de desafios de inovação conexões de startups com empresas e entidades do setor de energia, como Engie, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), CTG Brasil, Eletrobras, WEG, entre outras.


O evento segue até 22 de junho em programação com conteúdos de forma híbrida – com transmissão gratuita pela internet -, como paineis, palestras, exposição de tecnologias, além de iniciativas de conexões e networking. Mais detalhes do evento em https://conteudo.energia.acate.com.br/energyshow.


Organizado e realizado pela Vertical Energia ACATE e Energy Future, a edição 2023 tem a Eletrobras como anfitriã, além de Statkraft e Enel como co-anfitriãs, com dezenas de patrocinadores e expositores.





Neural, a sua energia digital.

Descubra como podemos ajudar você e sua empresa a reduzir custos e emissões. Baixe o App e faça o seu cadastro.

Comments


bottom of page